quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Vanguardas Russas



      

                     As Vanguardas Russas surgiram em meados do século XX em um contexto revolucionário pós Primeira Guerra Mundial. Elas foram influenciadas pelas Vanguardas Europeias, que estavam muito expressivas e evidentes na época, e buscavam alcançar uma arte que pudesse acompanhar o a perspectiva de progresso dos ideais socialistas. Desse modo, surgiram na Rússia os movimentos: Suprematismo e Construtivismo.

Resultado de imagem para suprematismo obras Suprematismo:

        Foi criado por Kazimir Malevich e tinha como principal objetivo não representar formas orgânicas da natureza, mas sim na estrutura da imagem por meio de formas geométricas para mostrar que a existência da pintura poderia ocorrer de maneira desvinculada de quaisquer aspectos naturais. No movimento, há grande preocupação com as formas geométricas básicas e na constituição das cores primárias e secundárias com o preto e o branco.









Construtivismo:

Resultado de imagem para construtivismo obras
                    O movimento foi lançado pelos artistas Vladimir Tatlin e Aleksandr Mikhailovich Rodchenko, com fortes influências da Revolução Industrial. Surgiu como uma arte racional que sofreu fortes influências do futurismo e do cubismo, unindo conteúdo e forma a partir da aplicação de conceitos como o da arte abstrata. Propõe  a integração com o urbanismo,  arquitetura e o design de objetos comuns com a crença de que o artista poderia contribuir no suprimento das necessidades sociais.
 




Mais informações sobre as Vanguardas Russas:
https://www.youtube.com/watch?v=9qmF5fsZRIQ

Sebastião Salgado: Êxodos

           A obra Êxodos, de Sebastião Salgado, trata-se de um livro de fotos tiradas pelo autor como forma de documentar o êxodo pelo qual pessoas de diferentes nacionalidades tiveram que passar, com o escopo de encontrar melhores condições de vida.





           A criação é composta por 60 pôsteres em preto e branco, que retratam pessoas que tiveram que deixar seus países de origem contra suas vontades, principalmente por migração, exílio e refúgio. Além disso, a mostra é dividida em quatro vieses: Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades, África e Retratos de Crianças. Assim, assuntos como o êxodo rural, o conflito de terras, a urbanização da América Latina, o crescimento das megalópoles asiáticas e os problemas sociais da África são abordados nessas esferas.






        Os registros foram feitos no decurso de seis anos, em 40 países, e começaram na década de 90. A tenção do trabalho é provocar uma reflexão em todos que prestigiam a sua composição, a partir de imagens consideradas um tanto quanto perturbadoras pelo autor. Para tal, são utilizadas fotos de crianças – que, por si só, causam um impacto no público – e a escala cinza de cores, que, pela monocromia, garante uma imensa expressividade nas fotografias, principalmente de sofrimento e padecimento.






Bibliografia

 https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2018/03/exposicao-exodos-de-sebastiao-salgado-chega-a-caixa-cultural.html

https://www.metropoles.com/entretenimento/exposicao/exposicao-exodos-de-sebastiao-salgado-vira-a-brasilia-em-agosto

http://www.jornaldebrasilia.com.br/clica-brasilia/exposicao-exodos-mostra-olhar-de-sebastiao-salgado-sobre-refugiados/

https://www.lomography.com.br/magazine/235957-a-expressividade-do-preto-e-branco

http://diversitas.fflch.usp.br/node/896

https://prezi.com/kar88rpfkbad/exodos-sebastiao-salgado/

https://prezi.com/xvwhjx8quqt3//
.Imagens por:
http://iphotochannel.com.br/exposicao-de-fotografia/brasilia-recebe-exposicao-exodos-de-sebastiao-salgado&ved=2ahUKEwj9puzt9d7cAhWMHJAKHUIDDuoQwaICMAx6BAgMEBw&usg=AOvVaw3Q6UnTHKtT2hBrAHcVcwwR

Beijódromo

O memorial Darcy Ribeiro            Considerado um anfiteatro aberto dedicado à vivência, o Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como...